Running

Running
06.06.2023

A corrida é uma componente integral de treino para quem visa manter a sua saúde e atleticismo. É uma forma de exercício excelente, a qual está associada a longevidade e redução do risco de doenças cardiovasculares.

Apesar dos seus diversos benefícios, as lesões do foro músculo-esquelético são comuns para quem pratica este exercício. Cerca de 70 a 80% das lesões associadas à corrida ocorrem nos joelhos e tornozelos/pé e devem-se, maioritariamente, a situações de overuse, dando origem a fraturas de stress ou dores na região da perna/tíbia. Podem também surgir lesões agudas, tais como, lesões musculares ou entorses no tornozelo, embora mais raras, mas muito prevalentes.

A prevenção destas lesões consiste em criar rotinas de aquecimento e retorno à calma adequados à intensidade da corrida. É, de igual modo, recomendado complementar a corrida com o treino de força e flexibilidade, gradualmente e progressivo.

Na presença de lesão, é aconselhada a realização de consulta médica para identificação do diagnóstico e prosseguir ao tratamento da mesma, em contexto de fisioterapia. Este varia consoante a lesão e os objetivos individuais, podendo incluir desde terapia manual a exercícios terapêuticos, a fim de promover a regeneração e restaurar a função dos segmentos.

No contacto com o fisioterapeuta, os indivíduos poderão aprender sobre a lesão e sobre como prevenir recidivas e tornar-se-ão capazes de gerir a sua condição com maior autonomia e confiança.

A corrida deve ser praticada de forma divertida, segura e sem dor. Com a devida orientação e suporte, é possível alcançar todos os objetivos priorizando a saúde músculo-esquelética.

 

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8500811/

MARCAÇÃO ONLINE