Tem dores na planta do pé quando caminha, principalmente em superfícies duras?

Tem dores na planta do pé quando caminha, principalmente em superfícies duras?
11.12.2023

Tem dores na planta do pé quando caminha, principalmente em superfícies duras? Tem deformações acentuadas nos dedos dos pés?

 

A placa plantar é conhecida pelas suas funções de estabilidade nas articulações metatarsofalângicas (MTP) menores, situadas na base dos dedos do pé.

Uma rotura da placa plantar pode levar a instabilidade nas MTPs menores que é uma causa comum de metatarsalgia (dores na região dos metatarsos) e pode variar de sinovites, em fases iniciais, a deformidades de hiperextensão nas MTPs menores, com a presença de dedo em martelo (deformidade de flexão na articulação interfalângica proximal). Esta condição num estado mais avançado pode envolver deformidades multidirecionais nas MTPs, apresentando-se como “joanete cruzado”, que descreve o desvio dorsomedial da segunda MTP, resultando em sua sobreposição sobre o hallux.

A rotura da placa plantar está associada a 3 possíveis causas:

  1. Atrito crónico
  2. Trauma agudo
  3. Patologia da placa plantar reumática

A causa mais comum é atribuída ao atrito crónico, sendo mais frequente em mulheres com idade superior a 50 anos. A presença de joanete (hallux valgus), hallux rígido e alongamento do segundo metatarso são considerados fatores de risco para esta condição.

 

A manifestação clínica desta condição carateriza-se por dor de início gradual, agravada pelo apoio do peso, pelo caminhar em superfícies duras e pela utilização de calçado sem amortecimento. Pode existir edema associado, na região da lesão. Em casos mais severos, podem ocorrer deformações, tal como a hiperextensão da articulação MTP, nas quais o dedo não toca no chão quando o sujeito se encontra em posição bípede.

O tratamento pode ser por via conservadora ou cirúrgica. Nas primeiras fases da lesão, o tratamento conservador pode reduzir e estabilizar a articulação, reduzindo o risco de progressão de deformidades. Esta abordagem pode ser pela utilização de uma ortótese ou de uma ligadura em torno do dedo do pé, colocando-o numa posição ligeiramente fletida. O tratamento cirúrgico serve para realinhar e estabilizar a articulação e recuperar o equilíbrio entre os músculos flexores e extensores. Neste método, muitas vezes é necessária uma descompressão óssea, com osteotomia (seccionamento do osso), para a devida estabilização da articulação.

 

Jha, S., & Clark, C. (2023). Plantar plate rupture: aetiology, diagnosis and treatment.

Orthopaedics and Trauma, 37(1), 28–33. https://doi.org/10.1016/j.mporth.2022.11.004

MARCAÇÃO ONLINE