Cotovelo de Tenista

Cotovelo de Tenista
21.03.2024

 

Cotovelo de tenista: uma visão geral e evidências atualizadas

 

Cotovelo de tenista, também conhecido como epicondilite lateral, é uma condição comum caracterizada por dor e sensibilidade ao redor da região externa do cotovelo. Estima-se que afeta 1-3% da população adulta a cada ano e é mais comum no braço dominante.

Geralmente é uma lesão que ocorre por sobreuso envolvendo extensão repetida do punho contra resistência, embora possa ocorrer como uma lesão aguda (trauma na região lateral do cotovelo). Até 50% de todos os jogadores de ténis desenvolvem sintomas devido a vários fatores, incluindo má técnica e uso de raquete desadequada. Também é comum em trabalhadores que utilizam ferramentas pesadas ou têm profissões que requerem tarefas repetitivas de preensão ou levantamento de pesos.

 

Sintomas e causas

As queixas tendem a ser dor e sensibilidade sobre a proeminência óssea do epicôndilo lateral. Essa estrutura também é a origem dos tendões extensores do antebraço e da mão. A dor é caracteristicamente exacerbada pela extensão resistida do dedo médio e também pela extensão do punho.

 

Tratamento

Existem muitos tratamentos disponíveis para esta patologia, mas não existe um regime de tratamento universalmente aceite. Os tratamentos podem variar entre modalidades farmacológicas (analgésicos, AINEs), médicas (cirurgia) e físicas: gelo, repouso, eletroterapias como ultrassom, laser e estimulação galvânica de alta frequência e massagem.

Em termos de intervenção não invasiva, foram propostos vários planos de exercício para o tratamento do cotovelo de tenista. Sendo que nenhum plano é melhor que o outro, sabe-se que exercícios terapêuticos podem fortalecer os músculos do antebraço e a preensão. Massagem, ultrassom ou outras técnicas de estimulação muscular podem ajudar a reduzir a dor e melhorar a função.

A acupuntura tem sido usada no tratamento de muitas queixas musculoesqueléticas e o cotovelo de tenista não é exceção. Alguns estudos concluíram que a acupuntura é eficaz no alívio a curto prazo da condição.

Os corticosteroides injetáveis ​​aliviam temporariamente a dor e a inflamação nas articulações. Essas injeções devem ser aplicadas na área correta, e é por isso que muitos profissionais realizam essas injeções sob orientação de ultrassom.

 

Cirurgia

Se os sintomas não melhorarem após 6 a 12 meses de tratamentos conservador, pode ser recomendada a cirurgia. Isso geralmente envolve a remoção do tendão e músculo lesionados. O médico substitui o tecido danificado por tendões e músculos saudáveis ​​de uma parte diferente do corpo. Após a cirurgia, a recuperação pode levar de quatro a seis meses.

O cotovelo de tenista tem um prognóstico relativamente bom, com muitos utentes a apresentar diminuição da dor e melhoria da função após o tratamento. No entanto, a duração dos sintomas pode variar muito e pode durar até dois anos em alguns casos.

Existe ainda um procedimento minimamente invasivo para remover o tecido degenerativo do tendão, chamado tenotomia. Este procedimento usa um dispositivo de agulha com solução salina de alta pressão para criar sucção e hidrorressecção do tecido degenerativo do tendão.

 

Prevenção

Muitas vezes é difícil prevenir a ocorrência da patologia, especialmente naqueles indivíduos que estão envolvidos em atividades que envolvem extensão repetitiva do punho contra resistência. No entanto, existem várias medidas que os indivíduos podem tomar para reduzir o risco de desenvolver cotovelo de tenista ou prevenir a recorrência da doença como um fortalecimento regular desta região, aquecer antes de realizar estes movimentos repetitivos, utilizar uma técnica adequada pois torna o movimento mais eficiente, no caso de desportistas poderá ser usado equipamento mais adequado (como por exemplo uma raquete mais leve, ou mais pequena) e por fim, descansar regularmente.

 

Conclusão

Esta patologia (cotovelo de tenista), embora comum e muitas vezes difícil de controlar, continua a ser uma área de pesquisa e avaliação contínuas. À medida que a nossa compreensão da fisiopatologia por trás dessa condição se desenvolve, as nossas estratégias de intervenção também se desenvolvem. Embora atualmente nenhuma intervenção única proporcione sucesso universal, uma abordagem multimodal envolvendo farmacologia, fisioterapia, ergonomia e potencialmente cirurgia nos permite gerir esta condição de maneira eficaz na maioria dos casos.

Deve sempre procurar conselho médico profissional se suspeitar que tem cotovelo de tenista para tratar adequadamente a patologia. Esta informação não se destina a substituir o conselho de um médico.

 

Referências:

Cutts, S., Gangoo, S., Modi, N., & Pasapula, C. (2020). Tennis elbow: A clinical review article. Journal of orthopaedics, 17, 203-207.

Day, J. M., Lucado, A. M., & Uhl, T. L. (2019). A comprehensive rehabilitation program for treating lateral elbow tendinopathy. International journal of sports physical therapy, 14(5), 818.

Ma, K. L., & Wang, H. Q. (2020). Management of lateral epicondylitis: a narrative literature review. Pain Research and Management, 2020.

Page, P. (2010). A new exercise for tennis elbow that works!. North American journal of sports physical therapy: NAJSPT, 5(3), 189.

MARCAÇÃO ONLINE