Cervicalgia

Cervicalgia
26.02.2024

A dor na região da coluna cervical, denominada na comunidade médica como cervicalgia, é uma condição multifatorial e é considerada um problema major na sociedade moderna. 

 

Embora não seja a condição músculo-esquelética mais frequente, apresenta uma elevada prevalência e incidência. A cervicalgia está muitas vezes associada a diminuição de produtividade no trabalho e a despesas significativas no seu tratamento. 

O desenvolvimento da cervicalgia, sendo uma condição de origem multifatorial, é influenciado por diversos fatores de risco modificáveis e não-modificáveis, tais como, idade avançada, sexo feminino, baixo nível de atividade física, utilização de computador por longos períodos, stress, baixo suporte social e história prévia de dor cervical ou lombar. Existe uma forte tendência da cervicalgia se tornar uma condição crónica, pelo que é importante identificar os fatores de risco, a fim de otimizar a prevenção e o tratamento. 

A cervicalgia pode estar associada a outras comorbidades, tais como, enxaquecas, tonturas, ansiedade e depressão. 

O tratamento desta condição ocorre por meio de uma abordagem multidisciplinar. Esta pode variar desde opções conservadoras, tais como, educação, exercício terapêutico, terapia manual e intervenções comportamentais, até opções invasivas, como no caso de injeções/infiltrações ou cirurgias. Dentro desta abordagem multidisciplinar, está incluída a fisioterapia a qual tem um papel importante na capacitação dos utentes para a autogestão da sua condição, por meio do ensino de estratégias para o autocuidado e para a manutenção de um estilo de vida ativo. 

 

Referências: 

Kazeminasab, S., Nejadghaderi, S. A., Amiri, P., Pourfathi, H., Araj-Khodaei, M., Sullman, M. J., Kolahi, A., & Safiri, S. (2022). Neck pain: global epidemiology, trends and risk factors. BMC Musculoskeletal Disorders, 23(1). https://doi.org/10.1186/s12891-021-04957-4 

Blanpied, P., Gross, A., Elliott, J. M., Devaney, L., Clewley, D., Walton, D. R. M., Sparks, C., & Robertson, E. (2017). Neck Pain: Revision 2017. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, 47(7), A1–A83. https://doi.org/10.2519/jospt.2017.0302 

MARCAÇÃO ONLINE