Tendinopatia da coifa dos rotadores - sabe o que é?

Tendinopatia da coifa dos rotadores - sabe o que é?
22.03.2023

A coifa dos rotadores representa um grupo de 4 músculos do complexo articular do ombro.

Esta inclui 3 rotadores externos: o supraespinhoso, o infraespinhoso e o pequeno redondo; e 1 rotador interno: o subescapular. Em conjunto, são responsáveis pela estabilização do ombro durante todo o seu movimento.

As tendinopatias descrevem um espetro de alterações que podem ocorrer em tendões lesionados, podendo dar origem a dores e limitações funcionais. Estas são caraterizadas por anormalidades na microestrutura, na composição e celularidade do tendão. A função normal dos tendões requer a capacidade de suportar, armazenar e promover a forças significativas para realizar tarefas do dia-a-dia. Na maioria dos casos de tendinopatias, a lesão decorre de situações de overuse, resultando em múltiplos processos patológicos sobrepostos, levando a dor, edema, perda de integridade e comprometimento de performance. A ocorrência de tendinopatias pode estar associada a outros fatores de risco metabólicos, nomeadamente, obesidade, colesterol elevado e diabetes. 

A tendinopatia da coifa dos rotadores é caraterizada pelo surgimento gradual de dor na região dos tendões dos músculos da coifa, sobretudo em movimentos de alcance acima da cabeça ou atrás das costas, ao levantar algum peso e/ou durante o sono. Pode também causar diminuição das amplitudes de movimento, nomeadamente, na rotação externa, flexão e abdução do ombro.

No tratamento desta condição, numa primeira fase, é aconselhado que os indivíduos evitem as atividades que despoletam a dor e os sintomas. Nesta fase, poderão recorrer a medicação anti-inflamatória ou analgésica para diminuição da dor. Para o mesmo efeito, podem, ainda, ser administrados corticosteroides por meio de infiltrações, em segunda opção. A fisioterapia, para a tendinopatia, ajuda a reduzir o edema e as dores, de forma a atingir a amplitude de movimento normal e recuperar a força e autonomia do ombro. 

 

Millar, N. L., Silbernagel, K. G., Thorborg, K., Kirwan, P. D., Galatz, L. M., Abrams, G. D., … Rodeo, S. A. (2021). Tendinopathy. Nature Reviews Disease Primers, 7(1). doi:10.1038/s41572-020-00234-1 

Rotator Cuff Tendinopathy. (n.d.). Physiopedia. https://www.physio-pedia.com/Rotator_Cuff_Tendinopathy

MARCAÇÃO ONLINE