Sabe como a fisioterapia pode transformar recuperação da coifa dos rotadores pós-cirurgia?

Sabe como a fisioterapia pode transformar recuperação da coifa dos rotadores pós-cirurgia?
10.03.2025

A coifa dos rotadores é um nome designado para o grupo de 4 músculos distintos (supraespinhoso, infraespinhoso, pequeno redondo e subescapular) e os seus respetivos tendões, que proporcionam força e estabilidade durante o movimento da articulação do ombro.

Os músculos têm origem na escápula e inserem-se na cabeça do úmero, formando uma coifa ao redor da articulação glenoumeral. As disfunções da coifa dos rotadores podem causar dores no ombro, limitar as capacidades funcionais e prejudicar a qualidade de vida.

As roturas da coifa dos rotadores podem ser causadas por alterações degenerativas, microtraumas repetitivos, lesões traumáticas graves, lesões não traumáticas e disfunções secundárias. Estas podem provocar dor intensa aquando do momento da lesão, dor durante a noite, dor durante atividades realizadas acima da cabeça, fraqueza do músculo envolvido, sinal de arco doloroso positivo, entre outros. Consoante a extensão da lesão, o tratamento pode ser executado através de uma abordagem conservadora ou cirúrgica.

A fisioterapia tem um efeito benéfico no tratamento das roturas da coifa dos rotadores, quando faz parte de um programa de tratamento, quer seja numa abordagem conservadora quer seja num status pós-cirúrgico. Os objetivos da reabilitação, seja reabilitação conservadora ou reabilitação pós-cirúrgica, são:

  • Reduzir a dor e a tensão muscular,
  • Corrigir o posicionamento da cabeça do úmero,
  • Fortalecer os músculos estabilizadores, 
  • Recuperar a propriocepção e o automatismo do movimento.

A fisioterapia consiste em exercícios de mobilização e fortalecimento passivos e ativos (cadeia aberta e fechada). Em adição, num status pós-cirúrgico ainda se verifica a mobilização do tecido cicatricial. As fases finais da reabilitação da lesão da coifa dos rotadores incluem fortalecimento resistido progressivo, treino de propriocepção e exercícios específicos do desporto, quando necessário.

 

Referências:

Rotator Cuff. (n.d.). Physiopedia. https://www.physio-pedia.com/Rotator_Cuff?utm_source=physiopedia&utm_medium=search&utm_campaign=ongoing_internal

Rotator Cuff Tears. (n.d.). Physiopedia. https://www.physio-pedia.com/Rotator_Cuff_Tears

Clinical Biomechanics of rotator Cuff tears. (n.d.). Physiopedia. https://www.physio-pedia.com/Clinical_Biomechanics_of_Rotator_Cuff_Tears?utm_source=physiopedia&utm_medium=related_articles&utm_campaign=ongoing_internal

https://www.physio-pedia.com/Rotator_Cuff?utm_source=physiopedia&utm_medium=search&utm_campaign=ongoing_internal

https://www.physio-pedia.com/Rotator_Cuff_Tears

https://www.physio-pedia.com/Clinical_Biomechanics_of_Rotator_Cuff_Tears?utm_source=physiopedia&utm_medium=related_articles&utm_campaign=ongoing_internal

WhatsApp Logo
MARCAÇÃO ONLINE