(+351) 217 507 000*
(+351) 919 688 565**
* Chamada para rede fixa nacional
** Chamada para rede móvel nacional
Rua Luís Pastor Macedo, 27-C
Lumiar - 1750-156 Lisboa
O neuroma de Morton é uma patologia comum do pé caracterizada por dor e inchaço na planta do pé, geralmente entre o terceiro e o quarto dedos. É causada por um espessamento do tecido ao redor de um dos nervos dos dedos dos pés, o que pode resultar em dor aguda e ardente na planta do pé e dormência ou formigueiro nos dedos.
Tratamento
O tratamento do neuroma de Morton visa aliviar a dor e melhorar a função. Existem vários métodos não cirúrgicos e cirúrgicos utilizados para tratamento. De realçar que a escolha do método depende sempre da gravidade da condição.
Intervenção não cirúrgica
As intervenções não cirúrgicas são geralmente a primeira linha de tratamento e podem ser divididas em tratamentos não invasivos (não penetrantes na pele) e invasivos (penetrantes na pele). Os tratamentos não invasivos incluem terapias físicas, como ultrassom, estimulação elétrica, hidromassagem, massagem e manipulação, bem como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e terapia por ondas de choque. Intervenções não cirúrgicas invasivas incluem injeções de corticosteroides, que geralmente são o tratamento inicial. No entanto, os estudos divergem quanto à sua eficácia.
Contudo, quando os tratamentos não cirúrgicos falham, as intervenções cirúrgicas devem ser consideradas. Estes incluem neurectomia (remoção de parte do nervo) ou descompressão do nervo. Essas intervenções cirúrgicas têm uma alta taxa de sucesso, com a maioria dos estudos relatando uma taxa de sucesso de 80 a 95%.
Conclusão
Enquanto o tratamento conservador pode trazer alívio em 80% dos casos, o tratamento cirúrgico efetivamente alivia ou reduz os sintomas em 75 a 95% dos casos. Apesar da alta taxa de sucesso das intervenções cirúrgicas, é possível que um Neuroma de Morton volte, sendo que aproximadamente 5 a 20% dos pacientes podem ter retorno dos sintomas e necessitar de tratamento adicional. No geral, o tratamento para o Neuroma de Morton deve ser individualizado, dependendo da gravidade da condição e da resposta do paciente aos tratamentos iniciais.
Referências
Matthews, B. G., Thomson, C. E., McKinley, J. C., Harding, M. P., & Ware, R. S. (2021). Treatments for Morton's neuroma. The Cochrane Database of Systematic Reviews, 2021(7).
Koti, M., Maffulli, N., Al-Shoaibi, M., Hughes, M., & McAllister, J. (2022). Long-term results of dorsal neuroma/nerve transposition in the surgical management of Morton’s neuroma and correlation with intraoperative anatomical variations. Journal of Orthopaedic Surgery and Research, 17(1), 1-7.