Caso de Sucesso de Fisioterapia Ana Morgado

Caso de Sucesso de Fisioterapia Ana Morgado
09.11.2021

A nossa utente Ana Morgado é um exemplo de sucesso, superação e dedicação. Acompanhada há algum tempo na Clínica das Conchas pela nossa Osteopata Inês Filipe, foi no final de Dezembro de 2020, diagnosticada com uma Capsulite Adesiva no seu ombro esquerdo, tendo os seus tratamentos começado quase de imediato.

No primeiro tratamento, a Ana apresentava uma grande limitação funcional no membro superior esquerdo, completando apenas cerca de 90º de Flexão, 80º de Abdução e com grande limitação na rotação interna e externa. A dor que a nossa utente sentia era diária e com uma intensidade forte a muito forte.

Em equipa, foi elaborado um programa de recuperação, para conseguir fazer face ao quadro existente, tendo como grande objectivo a diminuição da dor, aumento das amplitudes e funcionalidade do membro superior da Ana. Para tal, para além das muitas horas dedicadas com utilização de várias técnicas de Terapia Manual e mobilização articular, numa primeira fase, foi utilizada também alguma electroterapia com recurso a ultra-Sons e TENS. Importa sempre salientar a importância que a introdução de exercícios para recrutamento dos estabilizadores da omoplata teve para o sucesso dos tratamentos e evolução muito favorável da nossa utente.

Durante os muitos tratamentos que a Ana Morgado realizou com a nossa equipa de Fisioterapia, a utente foi sempre revelando um grande compromisso na sua recuperação, com um grande sentido de compromisso, fazendo sempre tudo aquilo que a equipa de fisioterapia lhe pedia.

Hoje, em comparação com a sua condição inicial, a Ana já não refere dores nem limitação funcional nas suas actividades diárias. Com os tratamentos de Fisioterapia e a sua grande colaboração, desenvolveu um maior grau de consciência corporal, evitando por isso possíveis compensações e adaptando facilmente os seus movimentos às condições externas.

Com isto, a Ana assumiu um importante papel activo na optimização da sua saúde músculo-esquelética, sendo um exemplo por toda a perseverança, consistência e dedicação que teve na sua recuperação.

MARCAÇÃO ONLINE