Bruxismo - Sabe o que é?

Bruxismo - Sabe o que é?
25.05.2023

O bruxismo é uma condição que está frequentemente associada a distúrbios temporomandibulares e é caraterizado por um ranger e pressão dos dentes, tanto acordado como no período de sono, podendo ser causado por diferentes fatores.  

Quando acordado está relacionado com fatores psicossociais, como o stress, a ansiedade e a depressão, podendo levar a hábitos como roer as unhas, morder pontas dos lápis, apertar a mandíbula ou morder a língua e/ou bochecha. Durante o período de sono, atualmente, não está associado aos fatores psicossociais, mas sim a fatores centrais, nomeadamente distúrbios do sono, tais como apneia do sono ou sonambulismo. 

Nas crianças e adolescentes é comum o ranger dos dentes durante o sono, devido à erupção dos dentes.  

Frequentemente, os indivíduos não se apercebem da condição e os sintomas podem incluir a sensação de restrição dos músculos mastigadores ao acordar, sensibilidade e desgaste dentário, hipertrofia do músculo masséter (responsável pela mastigação), crepitação ou dor na articulação temporomandibular e dores de cabeça, na cervical ou nos ouvidos. 

O tratamento requer uma abordagem multidisciplinar e a identificação e redução de fatores de stress pode ajudar a controlar o ranger dos dentes e em alguns casos, pode ser benéfico o recurso a técnicas de relaxamento, exercícios e treino respiratório. Bons hábitos do sono, pode também, diminuir a incidência desta condição. É recomendado evitar grandes refeições, álcool e cafeína, 3 horas antes da hora de dormir, bem como diminuir a luminosidade e ruídos durante o sono e garantir uma rotina diária de sono.  

Nos casos em que há uma disfunção temporomandibular associada, a fisioterapia pode ser benéfica. 

Nos casos em que ocorre, ou está inerente, a erosão dentária, é recomendada a consulta com um dentista, o qual poderá aconselhar o uso de goteiras oclusais no período da noite, ou até mesmo durante o dia, consoante a necessidade de cada indivíduo. 

 

Referências:

Bruxism and Temporomandibular Disorders. (n.d.). Physiopedia. https://www.physio-pedia.com/Bruxism_and_Temporomandibular_Disorders 

Hennessy, B. J. (2022, September 28). Bruxismo. Manuais MSD Edição Para Profissionais. https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-odontol%C3%B3gicos/sintomas-de-problemas-dent%C3%A1rios-e-orais/bruxismo 

NHS website. (2022, July 4). Teeth grinding (bruxism). nhs.uk. https://www.nhs.uk/conditions/teeth-grinding/ 

MARCAÇÃO ONLINE