Hidratação e Exercício

Hidratação e Exercício
07.08.2019

A importância da hidratação


A água é o composto mais abundante dos organismos vivos, representando cerca de 60% do peso corporal num adulto saudável (Schoeller, 2005; Guyton& Hall, 2006). Com base nestes valores, significa que um individuo saudável de 70kg apresenta aproximadamente 42kg de água corporal.Sabemos hoje em dia que apenas uma pequena redução (2-3%) do estado de hidratação é suficiente para limitar os processos fisiológicos do organismo, e por consequência, pode diminuir o seu rendimento na sessão de treino (Silva et al., 2010; Judelson et al., 2007). Assim, independentemente do seu objetivo (por exemplo perda de peso ou aumento da massa muscular), para otimizar o rendimento na sessão, o estado de hidratação é considerado um parâmetro crucial. Com uma alimentação equilibrada e uma reposição de líquidos adequada às suas necessidades fisiológicas é possível manter um ótimo nível de hidratação (King, Jones & O’Hara, 2018; Evans, James, Shirreffs, &Maughan, 2017).

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Referências:

Schoeller D.A. (2005) Hydrometry. In Heymsfield SB, Lohman TG, Wang Z and Going SB (eds), Human Body Composition (pp. 35-49) Human Kinetics: Champaign, IL.
Silva, A. M., Fields, D. A., Heymsfield, S. B., & Sardinha, L. B. (2010). Body   Composition and Power Changes in Elite Judo Athletes. International Journal of Sports Medicine, 31(10), 737–741. doi:10.1055/s-0030-1255115
King, R. F., Jones, B., & O’Hara, J. P. (2018). The availability of water associated with   glycogen during dehydration: a reservoir or raindrop?. European journal of applied physiology, 118(2), 283-290.

Texto por: Ruben Francisco

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